Foto: João Alves (Prefeitura de Santa Maria)
A reunião entre a prefeitura e os órgãos que atuam na segurança pública em Santa Maria, que ocorreu na tarde desta segunda-feira, terminou com a decisão de medidas fundamentais para a coibição da violência na área central da cidade. O encontro entre o prefeito Jorge Pozzobom, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público foi marcado depois que uma briga generalizada, na Praça Saturnino de Brito, foi registrada em vídeo, no último sábado.
Três pessoas ficam feridas em capotamento na RSC-287
Na reunião, foram determinadas duas principais medidas para garantir a segurança de moradores do local. Conforme a prefeitura, haverá reforço no policiamento e maior fiscalização dos bares, que possuem alvarás. Além disso, também estão previstos serviços integrados de inteligência dos órgãos envolvidos. Pozzobom ainda salientou, durante a atividade, que ações como a Calourada Segura, realizada no mesmo local, já resultaram na diminuição da violência e da criminalidade.
- Estamos aqui para organizarmos um amplo esquema de combate à criminalidade naquele local. Todos aqui participam da tomada de decisões para reduzir à violência - disse o prefeito.
Ao final da reunião, o prefeito afirmou que irá encaminhar, nos próximos dias, o pedido para que o setor de Licitações faça a compra de câmeras de videomonitoramento para a Central Integrada da Guarda Municipal e cercamento eletrônico.
Jovem é encontrado morto na Região Oeste de Santa Maria
Também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk; o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas; o superintendente de Fiscalização, Tiago Candaten; e policiais da Polícia Civil.
O QUE DIZEM AS AUTORIDADES
"As medidas serão em conjunto com o setor de fiscalização, com a Brigada Militar, aPolícia Federal, a Polícia Civil, etc. Vai atuar cada um na sua área, mas com ações integradas e contínuas, a partir de hoje, não só naquela como em outras praças. Até porque a gente sabe que essas pessoas migram. Não adianta fazermos uma vez só, uma operação só, serão várias ações até que a gente consiga ter uma normalidade. Vai ter uma atuação forte da Guarda Municipal e da Brigada Militar na abordagem desses indivíduos. Haverá fiscalização em vários outros locais de aglomeração de pessoas e outras ações que a gente acha por bem não divulgar para não prejudicar as operações que serão desencadeadas. Vamos mapear todas as áreas, através da inteligência, que estão com problema de perturbação de sossego, brigas, consumo de bebidas e vamos realizar ações pontuais. Temos efetivo reduzido, principalmente nessa época, por isso, teremos que empregar bem o policiamento".
Sandro Nunes, Superintendente da Guarda Municipal
"A Polícia Civil vai instaurar um inquérito policial para apurar o que aconteceu ali. A gente sabe que tem menores de idade, mas também tem adultos, maiores de 18 anos. Vamos fazer um procedimento para identificar todos os vândalos, porque isso é dano ao patrimônio público e vamos instaurar essa investigação para responsabilizar essas pessoas. Quem pratica um crime junto com adolescente e leva um adolescente a praticar um crime ainda pratica o crime de corrupção de menores, então isso também pode gerar indiciamento por este crime para os maiores. Na reunião o objetivo era unir esforços para acabar com os problemas da praça. Já foi definido que toda a informação será difundida para todos. O que aconteceu ali é inaceitável, não há motivo que justifique isso. É um comportamento reiterado de pessoas sem respeito ao patrimônio público. No momento que uma pessoa depreda uma praça ela está privando a população de ter acesso".
Sandro Meinerz, Delegado Regional da Polícia Civil
"Faremos uma conjunção de esforços para que cada um, dentro da sua área, possa fazer um auxílio para minimizar os efeitos de ações delinquentes no local. O nosso policiamento, que é um policiamento presente, vai continuar. Já fizemos várias ações de abordagens, identificação e prisão de foragidos. Agora, manteremos no local uma guarnição da Brigada, juntamente com uma guarnição da Guarda Municipal, para monitoramento da Praça Saturnino de Brito e entorno, visando evitar e/ou minimizar ações que depredem o bem público, perturbação do sossego e agressões entre indivíduos".
Tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues - Comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) da Brigada Militar
A BRIGA
Por volta das 6h de sábado, uma briga generalizada teve início em um dos pontos mais movimentados de Santa Maria. Dois vídeos que circulam em grupos do WhatsApp foram enviados ao Diário e mostram uma confusão que dura mais de 4 minutos, onde grupos aparecem trocando socos, pontapés, pedradas e golpes com pedaços de madeira e de concreto dos bancos da praça. Em um dos vídeos, dois homens aparecem saindo da porta de uma casa noturna e atirando para cima. Em seguida, os grupos dispersam e a briga acaba.
A Brigada Militar afirma ter recebido um chamado às 6h30mim. Quando a viatura chegou ao, local a briga já tinha se dispersado. Algumas pessoas foram levadas para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santa Maria. Horas antes, às 22h, uma guarnição da BM esteve no local fazendo procedimento de abordagem de pessoas e de veículos. Ao final da briga, bancos da praça foram quebrados e havia sacolas plásticas no chão.